quarta-feira, 18 de maio de 2011

23/02/2011 - 19h25 Bahia confirma primeira morte por dengue em 2011

Heliana Frazão
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Em Salvador

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quarta-feira (23) o primeiro caso de morte por dengue no Estado este ano. Embora não tenha sido revelado o nome da vítima, trata-se de uma mulher, de 61 anos, que residia no município de Jequié, na região centro sul. Ela foi acometida pelo tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica, e morreu no dia 27 de janeiro. A demora no diagnóstico deveu-se à necessidade de confirmação do resultado através da análise do PIEJ (Centro de Referência de Doenças Endêmicas Pirajá da Silva).
De acordo ainda com a Sesab, já foram registrados 3.569 casos em todo o Estado até 5 de fevereiro deste ano. O órgão destaca que houve redução do número de ocorrências, de 17,6%, em relação ao mesmo período do ano passado, mas alerta para a quantidade de municípios que foram notificados com o doença. Das 417 cidades que formam o território baiano, 191 já apresentaram registros da dengue.
Com relação às formas graves da doença, foram notificados 29 casos, sendo que oito deles estão confirmados em seis municípios diferentes: Andaraí, Barra, Barreiras, Cândido Sales, Jequié e Salvador. Entretanto, as cidades de Barreiras, Cristópolis, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ilhéus, Irecê, Jussara, Marcionílio Souza, Porto Seguro, Salvador e São Gabriel concentram 59,6% das notificações.

Um comentário: